Soluções Tributárias

Revisão de procedimentos fiscais nas áreas dos tributos diretos e indiretos;

A revisão de procedimentos fiscais, pode envolver a revisão das bases dos seguintes impostos e contribuições: PIS; COFINS; IRPJ; CSLL; ICMS; IPI; ISS; Contribuições Previdenciárias (INSS, SAT, SENAI, etc.); FGTS; etc.

Neste trabalho podem ser identificados débitos ou créditos tributários extemporâneos (de anos anteriores). Identificada a oportunidade de negócio, no caso de créditos líquidos e certos, trabalhamos com honorários sobre o êxito correspondentes a um percentual do crédito levantado, inexistindo investimento inicial do cliente.

No caso de possíveis contenciosos auxiliamos o cliente a minimizá-los antes de possíveis fiscalizações, reduzindo os riscos tributários em muitas vezes com denúncias espontâneas.

Assessoria na revisão dos fechamentos fiscais mensais;

Revisar e assessorar os profissionais da área fiscal sobre o entendimento da legislação pertinente aos tributos (ICMS, IPI, PIS, COFINS e ISS) demonstrando de forma prática os cuidados no fechamento mensal, demonstrando as particularidades de cada tributo no contexto da escrituração, revisão, apuração e recolhimento.

Planejamento tributário através de diagnóstico empresarial;

O objetivo é analisar todos os procedimentos fiscais, regimes de tributação, documentos, livros contábeis e estrutura societária da empresa para detectar oportunidades e identificar situações de risco nas esferas federal, estadual e municipal. Apresentamos as etapas e ferramentas do Planejamento Tributário:

a) A empresa está calculando e recolhendo de forma correta seus tributos?

b) Existem benefícios fiscais (Regimes Especiais) que não estão sendo utilizados?

c) Existe possibilidade de reengenharia societária para redução da carga tributária?

Estudos de natureza fiscal e elaboração de consultas às autoridades fiscais;

Cada empresa é única e necessita também de estudos tributários personalizados de acordo com as suas necessidades e particularidades. Dirimir dúvida e minimizar os efeitos da carga tributária nas empresas, de forma lícita são os objetivos principais dos estudos tributários direcionados, buscando melhores procedimentos internos, melhores técnicas tributárias, melhor forma de tributação e o uso de incentivos.

Outra solução apresentada é utilizar a experiência de anos no mercado para elaboração de consulta às autoridades fiscais no âmbito federal, estadual e municipal sobre temas divergentes, objetivando esclarecimentos de dúvidas, enquadramentos nas classificações fiscais de produtos, operações e atividades.

Assessoria na Elaboração e/ou Revisão do Cálculo dos Preços de Transferências.

As operações comerciais e financeiras realizadas entre empresas ligadas e/ou coligadas, entre partes relacionadas ou operações com paraísos fiscais são controladas pelo fisco, através dos Preços de Transferência, para monitoramento dos preços praticados nestas operações, buscando evitar prejuízos aos cofres públicos. Nossa equipe pode auxiliar sua empresa na revisão e/ou elaboração dos cálculos e dos preços de transferência, no preenchimento e revisão das informações na DIPJ - Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e na assessoria para a correta aplicação dos métodos permitidos em Lei.

Assessoria para Inclusão em Regimes Especiais de Tributação;

Nosso trabalho envolve estudo tributário sobre os regimes especiais aplicáveis ao projeto (Incentivo a Cultura, Desporto, REPETRO, REPES, REPORTO, Linha Azul, REPNBL, Diferimento Parcial ICMS, Substituição Tributária IPI, e etc.), assessoria tributária para adesão aos regimes e para cumprimento das obrigações acessórias e principal atreladas ao mesmo com objetivo de manutenção dos benefícios fiscais.

Assessoria na elaboração de declarações fiscais (DIPJ, DIRPF, DCTF, SITEGRA, EFD, ECD, etc.);

Com inúmeras declarações fiscais e a complexidade das informações é essencial ter profissionais com conhecimento específicos para evitar riscos de autuações tributária, a RL Solutions Auditores e Consultores Associados tem profissionais que auxiliam sua empresa a preencher tais obrigações acessórias minimizando seus riscos.

Levantamento de créditos fiscais período prescricional (5 anos);

As mudanças na legislação tributária são muito dinâmicas e com a enorme quantidade de obrigações acessórias a cumprir, exige muito dos profissionais da área contábil e tributária, podendo sofrer algumas alterações ou créditos não ser observados.

Com uma equipe especializada na análise e verificação do aproveitamento de créditos de impostos federais, estaduais e municipais, podemos ajudá-los na identificação destes créditos além da orientação na correção dos procedimentos internos.

Havendo itens não apropriados e possíveis diante das normas tributárias, emitimos relatórios e controles completos, com todas as bases legais e orientações para a apropriação extemporânea, garantindo a apropriação futura e benefícios financeiros.

Assessoria ao Contencioso Fiscal.

Com vasta experiência na área tributária, atuando tanto na esfera consultiva quanto contenciosa, oferecemos a nossos clientes a segurança e a rapidez na resolução de seus conflitos, revisões, estratégias e planejamento tributário.

Entre os serviços de assessoria ao contencioso fiscal oferecemos:

a) Representação de pessoas físicas e jurídicas em processos administrativos fiscais nas esferas Federal, Estadual e Municipal;

b) Propositura e acompanhamento de ações administrativas em defesa dos direitos de pessoas físicas e jurídicas em face de cobranças ilegítimas de impostos, taxas e contribuições, objetivando a restituição dos valores pagos indevidamente ou a compensação desse montante com tributos a serem pagos futuramente;

c) Assessoria nas defesas em ações de execução fiscal nas esferas Federal, Estadual e Municipal, objetivando formas alternativas de pagamento; resolução de questões de penhora de bens, de responsabilidade tributária de administradores e sócios-gerentes; questionamento de valores apresentados na Certidão de Dívida Ativa (CDA), e outras medidas cabíveis nas hipóteses de infrações tributárias;

Auditor Eletrônico (EFD, EFD Contribuições, ECD, Sintegra) e Revisão Integrada "DCTF x DACON x DIPJ x SPED".

A escrituração digital (SPED) está automatizando a fiscalização e as empresas estão cada vez mais expostas ao risco e às autuações. Por isso, é indispensável validar as informações dos arquivos digitais. E a partir de agora, você pode ter este serviço com alta segurança e eficiência, com um software de última geração mais os olhos atentos de auditores especialistas validamos os arquivos digitais de apresentação obrigatória, antes do envio ao Fisco.

Em poucos minutos apontamos quais são e onde estão os possíveis erros nos arquivos, permitindo identificar sua origem e corrigir falhas de procedimentos bem como de parametrização de sistemas.

Apresentação do resultado na validação com relatórios customizáveis, que vão ajudar na análise das informações tributárias da sua empresa para tomar as melhores decisões no seu dia a dia.