Demais Soluções Empresariais

Análises e diagnósticos organizacionais objetivando a reestruturação de atividades e negócios;

Análise e diagnóstico organizacional consiste em uma ferramenta para viabilizar investimentos, incentivos fiscais e planos de sucessão, objetivando a:

a) Reengenharia empresarial, no qual se organiza ou estrutura empresas, visando reduções de custos ou despesas operacionais, bem como benefícios fiscais;

b) Reorganização societária ou alteração empresarial para operações de fusões e aquisições (M&A);

c) Reorganização societária ou alteração empresarial para abertura de capital na bolsa de valores, no Brasil ou no exterior;

d) Estruturação e verificação dos documentos societários para a criação de fundos de investimento; e

e) Criação de empresas no exterior (Offshore).


Planejamento sucessório em sociedades familiares;

O Planejamento Sucessório tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada para permitir a estruturação do patrimônio familiar de maneira a alcançar a perpetuação de grupos familiares, na medida em que possibilita o pleno funcionamento e continuidade dos negócios da família, mesmo na hipótese de falecimento ou saída de membros do grupo, e, a coesão e paz familiares, uma vez que a definição prévia e clara sobre a estruturação patrimonial e societária da família garante tranquilidade e segurança jurídica aos herdeiros.

Tem por objetivo também estabelecer estruturas com a finalidade de garantir a partilha do patrimônio familiar com maior segurança, tranquilidade e de maneira menos dispendiosa aos herdeiros, evitando, quando possível, o processo judicial.

Entre os diversos trabalhos destacamos o estudo e criação de estruturas alternativas procurando estabelecer um bloco coeso na estrutura societária familiar, com fins de limitar a alienação de participações societárias para outros blocos e organizar a ordem sucessória, importante neste estudo que é evitar a incidência desnecessária de impostos.


Assessoria na decisão quanto a novos investimentos e negócios.

O desenvolvimento de um Plano de Negócios, ou Business Plan, é o primeiro passo para a decisão de um novo investimento. Deve ser discutida e explicitada toda a análise sobre o ambiente externo e mesmo no ambiente interno, com seus pontos fortes e fracos, para que possam, antes de assumir o compromisso de investimentos de longo prazo como este, identificar e sanar possíveis falhas operacionais.

Com profissionais experientes a RL Solutions Auditores e Consultores poderá assessorar seus clientes nesta análise para ser capaz de levar à definição de viabilidade do negócio e tomar a decisão de investimento com a maior segurança.






Implantação de Centros de Serviços Compartilhados.

A segregação de diferentes atividades empresariais que possivelmente vinham sendo desenvolvidas sob o âmbito de uma mesma estrutura jurídica é uma forma importante de planejamento societário e tributário. Muitos grupos empresariais já detém estruturas comuns para atendimento a diversas unidades (RH, TI, Financeiro, Compras e etc.), porém não observam técnicas corretas de segregação de serviços compartilhados e/ou meios de classificação contábil, financeira e tributaria para minimizar seus riscos e potencializar seus resultados em estruturas jurídicas específicas para cada atividade.

Podemos ser o elo de ligação para esta tranquilidade administrativa e retorno financeiro.


Suporte em questões judiciais (perícia, levantamentos e elaboração de estudos especiais).

Pela definição da Norma Brasileira de Contabilidade, a perícia contábil é “o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.”.

A principal diferença entre auditoria e perícia é que a auditoria opera através de um processo de amostragem, e a perícia sobre um determinado ato, ligado ao patrimônio das entidades físicas ou jurídicas, buscando a apresentação de uma opinião através do laudo pericial.

O nosso quadro de profissionais está qualificado suficientemente para atender Perícias Contábeis e Trabalhistas de natureza judicial e extrajudicial.




Elaboração de planos e gerenciamento de departamentos de auditoria interna com base na gestão de riscos.

As vantagens da auditoria interna terceirizada em relação a auditoria interna própria, são a independência e a atualização técnica dos profissionais que por não estarem restritos apenas à empresa ou grupo econômico, possuem uma experiência mais diversificada podendo proporcionar a disseminação de melhores práticas de mercado.

Neste trabalho focamos em:

a) Planejar os trabalhos de auditoria com base em análise de risco e relevância, e com base nas expectativas e necessidades da empresa, definindo as áreas e unidades a serem auditadas.

b) Efetuar os trabalhos de auditoria identificando problemas e oportunidades de melhoria.

c) Apresentar as sugestões para as constatações realizadas.

d) Orientar as áreas a avaliar e se manifestar quanto as constatações da auditoria e também a definir os respectivos planos de ação.

e) Monitorar a execução dos planos de ação (follow-up) prestando contas do andamento dos trabalhos para a Diretoria e Conselho de Administração.

Neste tipo de trabalho, além de identificar os pontos de controle interno e apresentar as sugestões de melhoria, a auditoria também se envolve na resolução dos problemas e nos processos de mudança.


Cursos In-Company

A troca do conhecimento se torna a cada dia, um processo mais importante. Com tantas opções disponíveis para o aprendizado e com métodos que se adaptam às particularidades de cada necessidade, é cada vez mais comum a criação de cursos sob demanda.

Hoje, é natural que as empresas busquem capacitar seus colaboradores de forma personalizada e totalmente voltada à aplicações práticas em seu universo de trabalho, visando minimizar as perdas de recursos e maximizar o aprendizado.

É por isso que nós da RL Solutions Auditores e Consultores Associados oferecemos a possibilidade de criar Cursos In Company, utilizando toda a metodologia de ensino e experiência dos nossos consultores para desenvolver um projeto especialmente para a sua empresa.

Os Cursos In Company são totalmente customizados e podem ser realizados na própria empresa, em hotéis ou em outros locais que possuam estrutura adequada e nos dias e horários que sejam apropriados aos participantes.